quarta-feira, 1 de junho de 2016

Aniversário de Marilyn Monroe, a eterna ícone de beleza, moda e carisma

Hoje, completam-se 90 anos de Marilyn! 


Boa noite para quem é de boa noite!
Como estão? Espero que muito bem, pois hoje é no mínimo, um dia especial...



   01 de junho: Aniversário da eterna musa e sex symbol dos anos 50- Norma Jean Baker, ou, Marilyn Monroe! O título está escrito no tempo presente não por acaso: Hoje, de fato, completam-se 90 anos de seu constante sucesso! Óbvio, sabemos que ela não está mais fisicamente viva, mas seu legado se manteve intacto apesar do tempo, e sua memória, permanece viva. Marilyn continua sendo admirada, imitada, idolatrada, querida e inspiradora!

   Já ouviram falar que "toda mulher um dia já quis ser ou 'ficar' loira, e se ainda não quis, pode ser que um dia venha a querer"? Pois é: E que mulher, ao pensar por um segundo em cabelos loiros, não se lembra da mais famosa loira de Hollywood?  E o mais curioso é que ela não era loira natural- tingia as madeixas! (Até eu já tive meus momentos de "loirisse", mas esse assunto fica para outro post).

   Nascida em 1926, em Los Angeles, foi descoberta anos mais tarde, por um fotógrafo enquanto era funcionária de uma fábrica. Nessa época, Marilyn ainda era morena (também tingida, pois, para quem não sabe, Norma Jean nasceu ruiva! Isso mesmo! Quando entrou na adolescência começou a tingir os cabelos de castanho, porque não gostava de ruivo).

   Após ser descoberta, fez algum sucesso como modelo, até que, posteriormente, assinou contratos para o cinema com a Century Fox e a Columbia Pictures, estrelando filmes de menor notoriedade, até que, depois de 1950, descoloriu os cabelos e os tonalizou de loiro platinado, o que permitiu que estrelasse as clássicas comédias românticas no papel de "loira burra" que fizeram sua fama, como em "Como agarrar um milionário".   Fez outros tantos filmes de sucesso, tornando-se mundialmente famosa, como em "Os homens preferem as loiras", "Quanto mais quente melhor" e "O pecado mora ao lado"- o qual contém a homônima cena do vestido subindo com o vento (imagem abaixo).

    Além ser globalmente reverenciada até hoje como grande atriz, servindo de inspiração até mesmo para estrelas como a belíssima Megan Fox- que há alguns anos, logo após a fama adquirida por seu papel na franquia "Transformers" quando fez estreia no cinema, Megan tatuou o rosto de Marilyn no antebraço- anos depois, removeu a tattoo pois, segundo ela, devido ao fato de Marilyn, apesar do sucesso, ter sido uma pessoa um tanto quanto "problemática", poderia atrair alguma energia negativa, então optou por retirar a tatuagem.


   Os problemas de Marilyn são conhecidos: Estrelas da época diziam que ela tinha uma risada divertida, mas ela mesma contava que se se sentia infeliz- era bipolar, e suas constantes alternações de humor culminaram em alguns problemas durante gravações de alguns filmes, quando finalmente, deixou os estúdios, por volta de 1961Casou-se por três vezes, e teve casos memoráveis com figuras de autoridade como os irmãos Kennedy: Há inclusive certo episódio, durante o aniversário do presidente Kennedy, no qual Marilyn canta "Happy Birthday Mr. President" usando um belíssimo vestido feito sob medida em seu corpo- que luxo! (Imagem abaixo).


     Houve, ainda, diversas especulações de abortos que ela supostamente teria praticado, brigas, internações às escondidas em clínicas psiquiátricas. Marilyn constantemente reclamava de solidão, da própria baixa autoestima, além de depressão, insônia, apatia.    Sua morte ocorreu cedo, aos 36 anos, em 5 de agosto de 1962, vítima de intoxicação por barbitúricos- segundo as versões oficiais, suicídio, mas há muita especulação em torno de sua morte, afinal, foi encontrada muitas horas depois de morta, em sua casa, por sua empregada, o que rendeu muitos livros e teorias da conspiração, como por exemplo, uma delas, de que Marilyn poderia ter sido assassinada- e portanto, envenenada com remédios. Um dos principais livros sobre tais especulações é: "The Murder of Marilyn Monroe: Case Closed" ("O Assassinato de Marilyn Monroe: Caso Concluído"), de Jay Margolis e o autor de bestsellers Richar Buskin. 

FFonte imagem, frase
       Há algum tempo, também foi publicado o livro "Fragments" ("Fragmentos"), de Antonio Tabucchi, Stanley Buchthal, Bernard Comment e vários tradutores, contendo os escritos de diários e poesias de Marilyn, escritos por óbvio, por ela própria, recentemente encontrados. O livro mostra seu lado inteligente, revelando segredos, falando sobre seus sentimentos, a fama, a hipocrisia que ela notava na Hollywood da época, compondo poesias e mostrando seu lado escritora, engajada e ao mesmo tempo frágil. É uma das obras consideradas mais fidedignas à vida da atriz, justamente porque é composta de páginas de diários pessoais de Marilyn.

     Será que se estivesse em nossos dias, Marilyn seria também uma blogueira, já que demonstrava gostar de escrever? (Nos diários ela falava inclusive de roteiros de filmes que ela mesma teria escrito, mas nunca chegou a publicar). Não sabemos, mas uma coisa é certa:  Desde os anos 50 é um ícone de beleza, moda e originalidade, impondo suas curvas, seu estilo ousado de se vestir, maquiagens fortes e irreverência. A sua coragem em ser ela mesma e abusar das possibilidades serão eternas.

Curtiu? Marque na caixa de reações abaixo se achou interessante, legal, ou se Marilyn continua sendo tendência. ;) Qual a sua opinião sobre ela? Eu, particularmente, adoro e sou fã! rs Tem dúvida, sugestão ou crítica? Deixe um comentário! É blogueira? Deixe o link do blog para divulgação. Curta a Página do Blog no Facebook


Beijos de Batom Vermelho, ao melhor estilo Marilyn Monroe!
https://about.me/sutavares 


Se você gostou deste post, marque como G+  e/ou dê like com o facebook pelos bottons abaixo e compartilhe nas redes sociaisInscreva-se no blog com seu e-mail e com o Google+  para receber atualizações e dicas. Siga-me também nas redes sociais para ficar por dentro das novidades: Facebook / Instagram / Twitter / Google+ / Pinterest

Atenção: Conteúdo protegido por Direitos Autorais, dado pela Lei 9.610 de 19/02/98. Qualquer compartilhamento total ou parcial deste texto, ainda que de trechos ou palavras ou imagens contidas nele (todas possuem marca d´água do blog) deve obrigatoriamente mencionar a fonte (suzidiz.blogspot.com), incluindo o link de acesso, sob pena de incorrer em violação da Lei de direitos autorais e Propriedade Imaterial.

English Version: If you are a visitor from USA or other country, welcome to "Suzi Says blog". If you wanna read this post in english or another language, please, try the "translator" at the right of your computer, pager or smartphone. Use the botton at the right of this page (at your right side of the screen) to see the options. The botton of the translator is above the "Who is She" option containing my Google+ profile as a blogger. Thanks! Red lipstick Kisses! 


Google+ Followers